Páginas

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Até quantas casas de PI você sabe?

Certa vez na Faculdade o professor perguntou para uma aluna "quanto é ?", a garota meio que sem pensar ,respondeu é 3,14.


Quem dera se fosse 3,14 , pi não seria mais irracional, não teriamos mais o problema de achar raiz de , enfim, os cálculos seriam mais simples, porém não é 3,14 , pelo menos não só isso.

Certa vez estava sem nada pra fazer, sem livro pra estudar, dai me aventurei a decorar o , consegui até 150 casas decimais, porém isso não é nada comparado ao japonês Akira Haraguchi, de 59 anos, que  decorou 83.431 decimais.

Ele demorou 13 horas para dizer todos os decimais num local público de kisarazu (sul de Tóquio).

O recorde anterior, segundo o livro "Guinness" dos recordes, era de 42.195 decimais.

Haraguchi já havia batido a marca em Setembro de 2005 com 54.000 decimais, mas a façanha não foi homologada porque ele ultrapassou o tempo limite estabelecido pelos organizadores.



 Enfim, o cara é bom...


Mais se você deseja ver até quantas casas decimais você consegue decorar ,não ache isso perda de tempo ou então quer bater o recorde dele, pode treinar nesse SITE ,onde é possível saber até quantos dígitos você sabe, e também ajuda na sua memorização.


Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/economia/2005/07/02/ult35u41900.jhtm

Um comentário:

  1. Muito interessante o post. Fica a dica de retirar o navbar de seu blog para ficar com layout melhor. Pesquise no Google "como retirar a navbar do blog".

    ResponderExcluir